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Crescer Empresa | O Papel do Líder nesta Missão

Crescer Empresa | O Papel do Líder nesta Missão

Liderança é uma qualidade admirada que as pessoas possuem. Não é fácil ser um líder eficaz, e muitas pessoas falharam tentando. Não tem que ser difícil, com o conhecimento certo, juntamente com uma atitude determinada qualquer um pode ser um bom líder e fazer sua empresa crescer “no automático”. 

Abaixo compartilho dicas de comportamento e perspectivas esperadas de um bom líder.

Compreensível, Claro e Flexível

Não assuma que seus funcionários vão ser capazes de ler sua mente. Desta forma, sua equipe vai se sentir com mais liberdade para se aproximar e pedir ajuda, caso  não entendam qualquer uma das suas expectativas.

A ética faz parte de qualquer negócio. Os clientes vão continuar voltando se eles sabem que você se importa com eles. Ao ter um código de ética dentro da sua empresa, você pode ajudar a garantir que as regras sejam seguidas.

Não seja arrogante quando seus subordinados que estão em processo de aprendizagem. Em vez disso, pergunte como eles acham que poderiam aprender melhor e desenvolver aquela habilidade. 

Você pode se surpreender ao descobrir que alguns de seus subordinados querem uma orientação direta, enquanto outros querem adotar uma abordagem mais tentativa e erro para a aprendizagem. 

Motive o Engajamento

Considere realizar “concursos” mensais entre seus funcionários. Estes pequenos “concursos”  podem ser baseados performance de vendas, organização de Informações e atividades no trabalho, organização do ambiente de trabalho, o melhor  atendimento e serviço ao cliente ou alguma atividade peculiar à sua empresa.

Os prêmios para os concursos podem ser algo tão simples como um lugar  privilegiado no estacionamento ou tão extraordinário como um dia de folga adicional e remunerado.

Cuide para que as pessoas saibam que você quer o sucesso da equipe. Se você está em uma posição de poder, alguns podem suspeitar que você só quer glória para si mesmo. 

É por isso que é importante fazer coisas que permitam que os outros saibam que você está do lado deles, e que sua liderança produzirá bons resultados para todos.

Diversificação para Performance

Contratar vários tipos de pessoas pode impulsionar o seu negócio. A diversidade de idade, formação educacional e origens culturais proporcionam uma perspectiva mais ampla. 

Evite contratar muitas pessoas que são o mesmo que você. Isso suprime a inovação dentro de sua equipe. Além disso, suas fraquezas e os de seus funcionários podem fazer com que sua empresa quebre.

Termine o que você começa. Não seja o tipo de líder de negócios que está sempre dando discursos motivacionais. 

Sempre que você tiver uma chance real de fechar a execução de um objetivo declarado pessoalmente, deixe sua equipe saber. Isso dirá aos colegas e clientes que você realmente está engajado no negócio.  Esta atitude vai de encontro ao que você espera de toda equipe, a ideia é transmitida em essência.

Seja um bom exemplo para sua equipe. Assim como os pais de uma família, você é quem sua equipe admira em sua organização. 

Fomente o Crescimento

Desenvolva um relacionamento transparente com seus funcionários,  pergunte sobre as atividades executadas e ouça com atenção os feedbacks.

Você descobrirá novas formas de liderar e inclusive caminhos para crescer ainda mais sua empresa.

Aproximando-se desta nova década,  onde as informações e tecnologia são abundantes,  ao ouvir seus subordinados você descobrirá talentos e habilidades que você nem imaginaria, por exemplo habilidades para implementar uma equipe de marketing digital em sua empresa.

Evite Tropeços

Não fale negativamente sobre empresas onde já trabalhou ou até um chefe antigo para sua equipe. mesmo que você seja um “chefe legal”,  atitudes como essa não são interpretados de maneira positiva.

A maneira como você usa o humor na presença dos seus subordinados, pode influenciar suas percepções de suas habilidades de liderança. O uso destemperado de humor comunica imaturidade e incapacidade de ser levado a sério como líder.

Ser um bom líder significa ser claro com o que você espera de seus funcionários. Eles não são leitores mente, e nem você. Uma boa equipe, prospera na estrutura que você pode fornecer. Diga aos seus funcionários o que é esperado deles. Seja claro em seus objetivos.

Posicionamento Objetivo

Seu papel como líder não deve incluir o tratamento de membros da equipe, ou funcionários, como crianças imaturas. 

Você está lidando com adultos que têm vidas adultas fora do trabalho, assim como você. Tratá-los como parceiros em quem você confia e valoriza, é uma grande ferramenta motivacional a ser explorada.

Duas qualidades que os funcionários devem ser capazes de esperar de seus líderes são confiança e confidencialidade. 

Um bom líder é confiável ao seu funcionário, deixando-o convicto que a informação até confidencial não será compartilhada com os outros. É inaceitável para qualquer pessoa em um papel de liderança para quebrar a confiança de qualquer um.

Consideração Final

Para realmente se tornar um grande líder você precisa estar disposto a aprender. O conhecimento é fundamental para uma liderança eficaz, e o artigo que você acabou de ler apontou alguns passos na direção ideal. Tome posse deste conhecimento e pratique em sua caminhada para tornar-se um grande líder.

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