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Faça Você Mesmo | Qualifique Clientes e Aumente Receitas(baixo investimento)

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Sabemos que esta época do ano, as primeiras semanas do novo ano na verdade, são “devagar” para os negócios, muitas empresas em recesso, pessoas de férias, aquele clima tranquilo atípico de empresas em atividades.

Por isso gostaria de trazer um convite a você, aproveite essa época menos agitada e “coloque a casa na linha”, não que sua empresa esteja desorganizada, mas a linha que digo é a linha do crescimento mesmo em recesso de atividades, o crescimento passa pela conquista de clientes.

A seguir, quero te explicar um pouco sobre um programa de captação de clientes que  você pode idealizar e implementar a partir de hoje se quiser e crescer seu negócio.

O marketing de referência é uma das estratégias de marketing mais econômicas: consiste em usar seus clientes atuais para espalhar a mensagem sobre sua marca, produtos e serviços para novos clientes.

Nem sempre será fácil para seus clientes. Entre seus horários de trabalho agitados e uma lista interminável de obrigações sociais e familiares, sua estratégia de marketing é a última coisa que eles lembrarão.

Para transformar seus clientes fiéis em seus maiores defensores da marca, você deve facilitar o processo de indicação para eles e manter-se atualizado com incentivos de referência, como produtos gratuitos e grandes descontos.

Em vez de reinventar a roda para criar suas próprias idéias de marketing de referência, você pode querer inspirar-se nas principais marcas que estão absolutamente arrasando com os programas de referência.

No final do artigo, você terá idéias suficientes para iniciar seu próprio programa de referência e gerar as oportunidades de outro canal de aquisição de clientes para o seu negócio.

Antes da leitura, vamos entender algumas definições básicas de marketing de referência.

O que é um programa de referência?

Um programa de indicação é uma maneira definida e sistemática de levar as pessoas a fazer referências à sua empresa. Os programas de referência geralmente são chamados de marketing boca a boca, porque recompensam os clientes existentes por compartilhar e incentivar novos clientes a experimentar sua marca.

Os clientes são recompensados ​​com incentivos de referência, como dinheiro, grandes descontos ou um mês grátis de assinatura. Embora exista um custo inicial para os negócios, os programas de referência aumentam significativamente a receita a longo prazo, tornando os clientes fiéis em sua base de clientes existente.

Por que preciso de um programa de referência?

Como proprietário de uma empresa, um dos seus maiores “estresses”, talvez seja, atrair novos clientes. Um sólido programa de marketing de referência também é um canal essencial de aquisição de clientes – você permite que seus clientes atuais tragam novos compradores para sua marca. Isso economiza tempo e dinheiro, mas também aumenta a retenção de clientes, o que é uma coisa muito boa.

Por quê?

Os clientes fiéis têm uma taxa de conversão mais alta que os novos e gastam mais por transação.

Os clientes indicados também terão uma margem de lucro 25% maior que os clientes regulares.

Isso torna os programas de referência de clientes a estratégia de marketing mais rentável e sustentável a longo prazo, que sua empresa pode empregar.

Como funciona um programa de referência?

As pessoas não fazem tantas referências quanto pretendem, por várias razões. Um programa de indicação ajuda a decidir com recompensas tangíveis sobre referências de outros clientes.

Os programas de referência modernos, ou um programa de indicação de amigo, usam software para rastrear referências feitas por clientes satisfeitos por meio de um código de referência, um cartão de recompensas ou um link de referência. 

Dependendo da campanha de referência, os clientes geralmente recebem algum tipo de bônus ou benefício de referência quando indicam um amigo. 

O software de marketing de referência automatiza o pagamento dessas recompensas de referência.

Esse processo de referência cria uma experiência de marketing boca a boca natural para sua marca, o que aumenta a taxa de retenção de clientes e sua receita.

Quais são os melhores programas de referência?

Abaixo, alguns programas de referência impressionantes que funcionam, em uma única lista.

Alguns desses programas ofereceram dinheiro, outros ofereceram assinaturas. Dê uma olhada nos programas de referência de sucesso mais populares para ver se algum deles gera idéias para o seu negócio.

PayPal eles literalmente doaram dinheiro grátis, e funcionou muito bem para eles – e isso foi antes das mídias sociais!

DropboxModelado após o PayPal, o programa de referência do Dropbox recebeu 4 milhões de usuários em 15 meses(davam 500mb em nuvem a cada indicação, até 16gb).

AirbnbUm usuário na China levou a milhares de inscrições e centenas de reservas em um único mês.

Uber – O Uber estabeleceu programas de referência para atrair tanto passageiros quanto motoristas, desde descontos em corrida para passageiros, até  um bom dinheiroao indicar um motorista regular para a plataforma.

Ifood – Subsidiam até 95% do custo de um pedido ao estabelecimento que fomentar o uso da plataforma.

Como crio um programa de referência?

A melhor maneira de atrair clientes em potencial é primeiro focar nos seus clientes satisfeitos existentes. 

Em vez de apenas oferecer recompensas em dinheiro ou brindes, na esperança de que seus clientes encaminhe um amigo para sua loja, é preciso um pouco de planejamento para criar um programa que funcione.

Para cada um de seus clientes satisfeitos atualmente, avalie qual é o serviço, produto ou o real motivo dele comprar com você, a partir dessa avaliação você encontrará a essência de seu programa de referência.

Anote as ideias, e tire-as do papel, teste e verifique o que funciona, valide em campo seu programa de referência.

Você não precisa investir em softwares para controlar suas referências, você pode iniciar com uma ferramenta simples de cartões como o Trello.

Tire um tempo no início do ano e categorize suas ações de crescimento para este novo ano.

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Se preferir, acesse: https://alancristian.com.br/metodo-em-video/ e assista ao vídeos na sequência.

São menos de 5 minutos os 3 vídeos juntos.

Que 2020 seja de muito crescimento para nós!

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