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Otimização de Sites

A verdade é que quando mencionamos a otimização de nosso site para os motores de busca, temos de levar em consideração que milhões de pessoas pesquisam diariamente nos mecanismos de busca, seja Google, Bing, Yahoo, no intuito de encontrar algum produto ou serviço que precisam. 

Para você como dono de empresa, comerciante ou prestador de serviço atender essa gigantesca demanda, a otimização de sites é na atualidade uma das melhores (sou convicto de ser a melhor) estratégias para ficar bem posicionado nas buscas e aparecer para cada vez mais pessoas interessadas em seu produto ou serviço. 

Otimizar seu site juntamente com a ampliação da presença online de sua empresa, fará você ficar sempre a frente de seus concorrentes, aumenta o número de pedidos de orçamento e consecutivamente suas vendas.

Resumo do que é Otimização de Sites(SEO)

Trata-se de um aglomerado de estratégias e técnicas combinadas entre si e pensadas a médio e longo prazo para atingir e estabelecer seu website nas primeiras posições nas buscas de usuários, levando em conta os principais buscadores que a internet possui, sem a necessidade de pagar para sua empresa aparecer nos resultados de busca. 

É uma estratégia constante, duradoura e de alto retorno, principalmente após um ano de implementação. 

Quando você ouvir falar de busca orgânica, você já sabe, foi trabalhado o SEO daquela página ou site.

Os primeiros resultados de busca orgânica, segundo dados do próprio google, são responsáveis por mais de 70% dos cliques em pesquisas feitas pelo usuário. Justamente este é o motivo  que faz a otimização de sites ser um investimento genuíno e essencial para sua empresa.

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Observação pessoal na otimização de sites

Hoje eu vou explicar para vocês o que é SEO(Search Engine Optimization). São estratégias de marketing digital que visam um bom posicionamento do seu site nos mecanismos de busca, os principais são google, bing e o yahoo, para que a gente domine realmente o que é SEO, precisamos entender como ele funciona.

Processo de Funil - Jornada do Cliente - Conversão

Muitos acreditam que o processo de conversão que é a compra do produto ou do serviço, acontece a partir do momento que o usuário entra no site, mas não, nos dias de hoje, as pessoas vivem conectadas à internet e quando elas precisam de um produto ou serviço o que elas fazem?

Elas acessam a internet e fazem uma busca, então existe o processo de conversão que, se inicia nos buscadores e depois vai pra dentro de seu site.

O que a maioria das pessoas não sabem sobre otimização

Para estar entre os primeiros e principais e resultados de busca exibidos na página inicial dos buscadores, ocorre um processo que começa com o Crawling, abaixo explico o que é crawling.

 É um robô que faz a varredura e catalogação de conteúdos nos trilhões de sites que estão na internet, no caso do Google é o Google Bot.  Em seguida a essa “leitura do site” pelo Google Bot, ocorre o processo de indexação, no processo de indexação, todas as leituras realizadas pelo próprio bot são armazenadas numa espécie de banco de dados dos buscadores e ocorre o processo de formação dos dez primeiros e melhores resultados de busca que é comum aparecer quando se faz uma busca e aí o site vai sendo  “rankeado” até as primeiras colocações.

SEO e a Jornada do Cliente

Caso você(sua empresa) seja encontrado nos primeiros resultados orgânicos, o cliente pode clicar em seu link, acessar seu site, ver seus produtos e então ele entra em contato com você ou realiza online a compra do produto ou aquisição do serviço. 

O SEO trabalha toda parte envolvida no processo, desde o crawling até conduzir o cliente à conversão que você deseja.

A otimização de sites irá fazer com que seu website tenha o código fonte nos padrões para o crawling(rastreamento), para que quando o google bot vir “ler” sua página, ele irá entender exatamente a mensagem que você quer transmitir e quando ele compreende exatamente essa a mensagem, sua página fica melhor posicionada.

Existe uma parte do trabalho dentro de seu site que é  questão de conteúdo, usabilidade, que é falar de uma forma que a pessoa consiga entender o que você quer vender ali no seu site e também o que ela precisa fazer, ou seja, clicar no botão de comprar ou no botão de entrar em contato com você, tudo isso está contemplado em meu trabalho de SEO e otimização..

Agora que você já sabe como funciona, entre em contato comigo e vamos marcar uma avaliação de seu site e como podemos melhorar os resultados aplicando as técnicas corretas.

Atividades do Profissional de Otimização - o Consultor SEO

Otimização de Site - SEO

Maximizando a presença e visibilidade da empresa na internet, juntamente com a oportunidade de expor seus produtos e serviços para milhões de pessoas, variadas técnicas e métodos são aplicadas em seu site para alcanças as mais altas posições nas buscas do Google, Bing ou Yahoo.

Mediante palavras-chave, definimos objetivos e aplicamos uma série de estratégias para alcançarmos os primeiros resultados nos principais mecanismos de busca. Toda tecnologia, traz consigo atualizações e correções, com o Google, Bing e Yahoo não é diferente, os métodos e maneiras de pesquisar se atualizam, logo a manutenção e reestruturação das estratégias é algo imprescindível para o sucesso do projeto de posicionamento do site.

Nosso sistema de otimização de sites é tem por base a captação de atenção e conversão do visitante e não apenas a quantidade de tráfego(visitantes) que irei direcionar para o seu site.

Me atualizo constantemente no cenário de otimização de sites para oferecer aos meus clientes o retorno sobre o investimento nessa metodologia de posicionamento de sites. Essa constante atualização de conhecimento, se reflete em visitantes mais qualificados e geração de leads para seus negócios.

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Funcionamento da Otimização de Sites

Para conquistar os principais resultado do Google – o mais importante e expressivo dos buscadores – é essencial ter um site relevante para o usuário. Alguns pontos precisam ser constantemente atualizados.

  • Usabilidade: As buscas pelo celular ou tablet crescem a cada dia, por smartphone é muito mais expressivo o número de buscas e acessos, por isso é fundamental que o site seja responsivo a dispositivos mobile. Esta maneira de formatar o site é um meio de levar informação de maneira agradável às pessoas independente de onde do dispositivo que o site esteja sendo acessado.

 

  • SEO On-Page: São variadas técnicas empregadas na otimização de sites (URL canonica, H tags, resposta de servidor, links internos, títulos e informações, minificação, distribuição de palavras-chave) toda essa preocupação e cuidado é para formatar o código fonte do site seguindo as especificações e diretrizes dos buscados para obter um alto desempenho nos resultados.

 

  • Conteúdo de valor: É elemento fundamental para otimização de sites, é através de um bom conteúdo que apresentamos as  informações de nossos produtos e serviços aos visitantes de nosso site e desta feita fixamos a importância de nossa empresa para estarmos “ranqueados” nas primeiras posições nos resultados de busca, principalmente do Google. Segue algumas boas práticas que ajudam na efetividade de posicionamento: dicas, tutoriais, vídeos, e-books, blog, infográficos, descrições de produtos e serviços e belas imagens que representem o que está sendo exposto.

 

  • Link Build: Ter sites referenciando nossa página também é fundamental para o ranqueamento e está intimamente ligado ao conteúdo e geração de valor ao usuário. Quando o site recebe uma referência é como se alguém indicasse que o site  é relevante e autoridade naquele assunto.

 

  • Visão estratégica: buscar palavras-chave para captação e conversão de visitantes e  leads qualificados para o produto ou serviço, observar a concorrência para compreender de que forma o mercado está se desenvolvendo e assim idealizar uma série de passos eficientes para trazer resultados para seu negócio.

Atividades do Profissional de Otimização - o Consultor SEO

Otimização de Site para Loja Virtual e E-commerce

Buscas e pesquisas feitas, provenientes dos mecanismos de busca ou tráfego orgânico se encarregam de concretizar a maior parte das captações e conversões em e-commerces e lojas virtuais.

Numa otimização de sites para e-commerce pensamos e planejamos com passos detalhados para que sua empresa ou negócio tenha êxito no ambiente de vendas online e consequentemente vá de encontro ao que o visitante de seu site busca exatamente.

Eu pessoalmente faço pesquisas, análises e investigações para achar ou criar oportunidades para melhorar de forma orgânica seu negócio ou empresa online e consequentemente contribuir para o retorno de seu investimento.

A otimização de sites para e-commerce, tem como objetivos:

  • Crescer visitas qualificadas para seu site;
  • Focar em conversões, através de palavras-chave não exploradas;
  • Crescer as vendas orgânicas;
  • Tomar decisões baseados em análises com estratégia;
  • Crescer o retorno de seu investimento;

Qual o tempo para perceber o retorno do investimento?

O resultados do investimento são de médio a longo prazo e depende de cada segmento de negócio. Se o segmento a ser trabalhado, com base em análise, for de baixa concorrência, os resultados podem aparecer em até três meses. Em mercados de alta concorrência, somente a partir de seis meses com trabalho afinco de otimização do site.

Quanto tempo leva pra SEO trazer resultado? Essa é a principal pergunta.

Nenhuma reunião comercial termina sem essa pergunta ser feita, é normal essa pergunta ser feita, até porque todo empresário, dono de loja virtual, dono do site ou dono de um negócio físico quer saber quanto tempo vai demorar para obter resultado com aquele investimento que ele vai  fazer e isso é de extrema importância.

Quando falamos de SEO, falamos de médio a longo prazo, eu particularmente solicito de seis meses a um ano para executar minha metodologia, claro que depois disso a ideia é continuar com o trabalho porque SEO é um processo interativo ou seja, fazemos um ciclo de estratégias e mais outro e não para de fazer, até porque o Google muda diariamente seus algoritmos de busca.

Inclusive, a alguns dias atrás foi ao ar o algoritmo BERT ou seja, o google muda bastante atualizando algoritmos, então é interessante estar atualizado e sempre fazer a estratégia, ao executar a base dessa estrutura, é algo que vai começar a trazer um retorno efetivo de seis meses a um ano, esse é o tempo que solicito.

Se você procurar agências de publicidade ou falar com profissionais da área, irão mencionar principalmente o retorno em resultados a médio longo prazo, pelo menos seis meses para começar trazer um resultado.

Médio e longo prazo depende de sua expectativa, do que você entende de médio e longo prazo. A alguns dias atendi um cliente que já tem um negócio estruturado, ele me disse assim: Alan, longo prazo pra mim é 10 a 15 anos, médio prazo, uns 5 anos e curto prazo um a dois anos.

Curto prazo então depende da expectativa, porém tem outros clientes que médio longo prazo dizem: Alan, curto prazo pra mim é amanhã, médio prazo é  um mês, longo prazo três a quatro meses no máximo. Então você precisa entender que o SEO traz resultado de médio longo a prazo ou seja, vai levar um tempo para conseguirmos estruturar, depende do seu nicho também, da área que você atua, das palavras que você vai concorrer no google.  Há casos de clientes que possuem concorrência baixa ou até sem concorrência, é possível em três meses, dobrar o faturamento, um exemplo foi de um cliente de canecas personalizadas com caule de bambú, que vendia cerca de R$1.500 mensais pela internet, além da loja física, no terceiro mês de trabalho e implementação SEO, ele aumentou as visitas no site e consecutivamente as vendas para aproximados R$ 3.000 mensais.

Então você está dizendo que em três meses eu irei dobrar meu faturamento?

Não é isso que você tem que pensar, no exemplo acima, trabalhamos num nicho mais específico, dependendo do nicho que você atua e as buscas que você quer aparecer, você precisa aparecer nas primeiras posições para conseguir um acesso qualificado.

É interessante você pensar nesse médio prazo, de seis meses um ano, às vezes dependendo do nicho ou projeto, leva-se dois anos de projeto para estruturação.

Mas não é uma regra do tipo: Vou ter que investir durante um ano ou então seis meses aí eu vou ver o resultado, NÃO, mês a mês você vê o resultado acontecendo e é um resultado que vai somando ele vai acumulando, ou seja imagina que hoje você tem mil visitas/acessos, então você precisa como principal objetivo aumentar o número de pessoas que acessam seu site.

Vamos supor: Hoje você tem mil visitas, mês que vem fazendo um trabalho constante, você cresce 10% de visitas,  no próximo mês mais 10% ou seja, vai de pouquinho e pouquinho este crescimento. E assim você irá perceber que nos quatro primeiros meses da estratégia os resultados parecem nem fazer a diferença, mas este é justamente o tempo de amadurecimento de toda a metodologia implementada, continuando a trabalhar sua otimização de site, você verá que os resultados pouco antes dos seis meses, já serão mais expressivos em comparação com o início do projeto, ele irá crescer com o passar do tempo, e de forma sustentável.

Imagine que um cliente me diz: olha Alan, três meses é curto prazo e não “vi” resultados, ele desistiria no quarto mês e não teria acontecido “nada”.

No seu caso, quando você pensar em investir em SEO,  já se prepara para um investimento de médio a longo prazo ou seja, pelo menos a seis meses a um ano de projeto para conseguir estruturar algo que vai trazer um retorno efetivo.

Existem anúncios, propagandas nas ruas, em postes, em outdoor, de pessoas e “empresas” que prometem resultados em um mês, te prometem mais vendas, mais visitas, mais orçamentos. Cuidado, existem “estratégias de compra de links, palavras chave repetidas que entram canibalização e conflitantes perante o algoritmo do google, são chamadas estratégias de Black Hat que não levam em conta nenhuma diretriz do Google, e se muito durarem, é só até o próxima atualização de algoritmo (ao menos 2 por semana segundo próprio Google). Seu site será punido e você ainda correrá o risco de entrar na Black List, spam de busca do Google e aí, dê adeus ao seu projeto neste site. Se você se lembra no início, o processo correto de criação e indexação é sistemático, envolve criação de conteúdo, experiência do usuário, portanto, não vale a pena considerar este caminho, os prejuízos serão duráveis, e seus lucros, curtos.

Caso você tenha ficado com alguma dúvida ou deseja uma avaliação e orçamento, entre em contato no clicando no botão abaixo.

Investindo em otimização de sites com o Consultor SEO Alan Cristian

Na otimização de sites eu procuro oferecer resultados e possibilidades que fazem os negócios de meus clientes, serem cada vez mais lucrativos.

Idealizar e executar as mais atuais estratégias em concordância com as pesquisas de mercado e concorrência é o fator que garante o sucesso nos métodos empregados.

Trabalho os seguintes ponto para alcançar êxito na implementação das estratégias.

Análise de concorrentes e estrutura interna de seu negócio

Faço uma análise holística de seus produtos e serviços, como seus concorrentes atuam no mercado,  comportamento online do consumidor e tendências, estes pontos são analisados e avaliados para aplicarmos as estratégias com maior assertividade na execução, trazendo assim os resultados esperados.

Avaliação e execução

Para assegurar uma otimização de sites que seja eficaz, realizo análise de SEO e conto com profissionais de apoio para implementar as melhoras apontadas na avaliação de seu site.

Aferição e Resultados

 Faço o uso de relatórios e gráficos de evolução para apresentar aos clientes as oportunidades de atuação e lucros.

 Conte comigo para resultados reais em seu negócio ou empresa.

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